
Eletromagnetismo
O eletromagnetismo baseia-se nas leis formuladas por Michael Faraday e James Clerk Maxwell no século XIX. As principais leis do eletromagnetismo são:
-
Lei de Gauss para o campo elétrico: Estabelece que o fluxo elétrico através de uma superfície fechada é proporcional à carga elétrica contida dentro dessa superfície.
-
Lei de Gauss para o campo magnético: Afirma que não existem monopolos magnéticos e que o fluxo magnético total através de uma superfície fechada é sempre zero.
-
Lei de Faraday: Descreve como um campo magnético variável no tempo gera um campo elétrico induzido. Essa lei estabelece que a força eletromotriz induzida num circuito fechado é igual à taxa de variação do fluxo magnético através desse circuito.
-
Lei de Ampère-Maxwell: Relaciona a circulação do campo magnético com a variação temporal do campo elétrico. Essa lei é uma extensão da Lei de Ampère e leva em consideração a contribuição dos campos elétricos que variam com o tempo.
Além dessas leis, o eletromagnetismo é descrito pelas equações de Maxwell, que são um conjunto de quatro equações diferenciais parciais que descrevem completamente os campos elétricos e magnéticos em termos das suas cargas e correntes associadas.