
Campo elétrico
-
Um campo elétrico tem origem em cargas elétricas.
-
O campo elétrico, E , é a força elétrica que atua numa carga elétrica unitária e positiva (carga de prova) em cada ponto do espaço de uma dada região.
-
O campo elétrico, E , criado por uma carga pontual é um campo radial, centrífugo ( se Q > 0 ) ou centrípeto (se Q < 0 ) e é tanto mais intenso quanto menor for a distância do ponto à carga criadora, Q.
-
O campo elétrico pode ser representado por linhas de campo. Estas indicam a direção e o sentido do campo elétrico. Nas zonas onde as linhas adensam, o campo elétrico é mais intenso.
-
No caso de um campo elétrico criado por uma carga elétrica pontual, as linhas de campo são radiais, com origem na carga criadora se ela for positiva, e terminando na carga criadora se ela for negativa.
-
As linhas de campo elétrico criado por uma ou mais cargas:
-
são sempre tangentes ao campo elétrico, E , e indicam a direção e o sentido do campo;
-
partem de cargas positivas e terminam em cargas negativas;
-
apresentam maior densidade nas zonas onde o campo é mais intenso;
-
nunca se cruzam.
-
-
Um campo elétrico é uniforme numa dada região do espaço se for constante em todos os pontos dessa região. As linhas de campo são paralelas e equidistantes entre si.






Bibliografia:
-
Física em ação - Física e Química A - 11.º ano de Alice Cação, Ana Rita Mota, Andreia Magalhães, Carlos Azevedo, M. Céu Marques e Noémia Maciel
-
Novo 12 F - Física - 12º Ano - Manual de Carlos Fiolhais, Graça Ventura, José António Paixão, Manuel Fiolhais e Rogério Nogueira